CONSELHO EDITORIAL CIENTÍFICO
MEMBROS DO CONSELHO
EDITORIAL CIENTÍFICO
Dra. Andréa Alves de Abreu - UFRJ e UCB
Dra. Caroline Bordalo - Cefet/RJ
Dr. Dario de Sousa e Silva Filho - UERJ
Dra. Gabriela Ventura - IFRJ
Dra. Grazielle Pereira Rodrigues - IFRJ
Dra. Luciana da Cunha e Souza - IBMEC
Dra. Maria Sarah da Silva Telles - PUC/RIO
Dra. Marta Abdalla - IFRJ
Dra. Maria Simone Alemcar - UNIRIO
Dra. Maylta Brandão dos Anjos – IFRJ
Dra. Michele Waltz Comarú - IFES
Dr. Renato Matos Lopes - FIOCRUZ
Dra. Roselene Crepaldi - USP
Dra. Selma Alves - UFF
Dr. Wallace Vallory Nunes - IFRJ
A Viver Cultural é uma editora que prioriza apoiar a produção do saber em conteúdos vinculados com posicionamentos críticos e reflexivos que conduzam a valorização da educação, da ciência e da tecnologia, que estimulem transformações do panorama da educação com novos paradigmas.
Acreditamos em diretrizes educacionais baseadas em posicionamentos críticos e reflexivos que devam alicerçar-se no princípio da equidade e valorização da pluralidade, na garantia dos direitos humanos.
Estimulamos com nossas publicações a redução das desigualdades sociais, regionais, étnico-raciais e de gênero, buscamos a valorização da diversidade cultural e científica da identidade nacional, na promoção da sustentabilidade ambiental e na gestão democrática do ensino público, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico e social do país.
À partir de 2019, a Viver Cultural, constitui o Conselho Editorial com o objetivo de garantir a qualidade das publicações do meio acadêmico, educacional e pedagógico. Visando a publicação de material didático para apoiar o trabalho docente-discente, como TCCs, Teses, Dissertações, trabalhos científicos, coletâneas de artigos, divulgação de congressos, simpósios e demais eventos científicos que mereçam destaque.
A produção e apoio didático busca fortalecer a imagem institucional dos departamentos através do diálogo com seus pares e a sociedade. Estimular e apoiar grupos de trabalho e pesquisa interdepartamental; Valorizar o trabalho enquanto pesquisador junto a IES e entidades de fomento como CAPES, CNPq entre outras.
As publicações contarão com ISBN, ficha catalográfica, registro e depósito legal na Biblioteca Nacional e todas as relações estarão em plena conformidade com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).
A atuação curatorial dos Membros do Conselho Editorial é diagnosticar potencialidades das produções científicas e indicá-las para publicação individual ou coletiva, selecionar artigos da sua área para coletâneas, nesse caso também serão considerados Organizadores.
O Conselho Editorial tem ainda como função apoiar, em sua área de conhecimento, a Viver Cultural na seleção dos textos a serem lançados por Editais, orientando a Editora nos artigos que considera apto e os inaptos a constar na Publicação.
A Viver Cultural prioriza publicações nas seguintes Áreas de Concentração e Eixos:
-
Bacharelados e Licenciaturas;
-
Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins;
-
Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins;
-
Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins;
-
Linguagens, comunicação e áreas afins.
Eixos Tecnológicos:
-
Ambiente e Saúde; Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Segurança; Controle e Processos Industriais; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Industrial; Gestão e Negócios; Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer; Produção Cultural e Design.
Conforme a CAPES a caracterização conceitual de Livros consiste em produto impresso ou eletrônico que possui ISBN, contendo um mínimo de 50 páginas, com relação à taxonomia, adotaremos as seguintes definições:
-
Livro Texto Integral: Livro escrito integralmente pelos autores;
-
Livro organizado: Livro que reúne textos de vários autores;
-
Enciclopédia: Livro com coletânea de escritos que descreve um domínio de conhecimento de forma ordenada por vocábulos;
-
Dicionário: Livro com uma coleção de vocábulos de uma língua, ordenados alfabeticamente, definidos ou traduzidos em um ou mais idiomas;
-
Capítulo de livro: Obra de autoria específica que é parte de uma coletânea.
